30 outubro, 2017

O exercício na melhora da atenção de mulheres com câncer de mama


"Os relatos de perda de memória e atenção durante e após o tratamento são comuns entre as mulheres com câncer (CA) de mama. Este evento é conhecido como Comprometimento Cognitivo Relacionado ao Câncer (CCRC) e acomete, principalmente, as pacientes durante a quimioterapia. Os possíveis mecanismos que levam a este prejuízo cognitivo estão relacionados à capacidade dos agentes quimioterápicos em atravessar a barreira hematoencefálica, danos ao DNA, reparo neural e alteração nos níveis de neurotransmissores, citosinas, estrógeno e testosterona.

Entre as funções cognitivas mais suscetíveis estão a executiva e a memória funcional - processos mentais que controlam e regulam ações direcionadas a capacidade de armazenar, traduzir e aplicar informações temporariamente. Por efeito, pacientes com CA de mama queixam-se de déficit de atenção, dificuldade de retornar ao trabalho e de cumprimento dos papéis sociais, angustia e perdas da autoconfiança e da qualidade de vida.

Comprovadamente, a realização regular e sistemática de exercícios físicos, preferencialmente os aeróbicos, promove redução no declínio cognitivo relacionado à idade em idosos. Novos estudos estão agora ampliando estes achados para o CA de mama."

Entre em nosso texto  O exercício na melhora da atenção de mulheres com câncer de mama da coluna Paciente em Forma no portal Oncoguia e saiba quais são estes estudos e os impactos de seus resultados na qualidade de vida das pacientes com câncer de mama.

Também estamos no Facebook (/oncofitness) e no Instagram (@oncofitness).

Boa leitura e até a próxima...
Rodrigo Ferraz




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Como vão?
    Sou graduado em educação física e me dedico à área oncológica.
    Gostaria de agradecer pela disponibilização de tantos materiais e com tantas referências. E parabenizar pela iniciativa.
    Att. Jorge Bruno

    ResponderExcluir