"Os relatos de perda de memória e atenção durante e após o tratamento são comuns entre as mulheres com câncer (CA) de mama. Este evento é conhecido como Comprometimento Cognitivo Relacionado ao Câncer (CCRC) e acomete, principalmente, as pacientes durante a quimioterapia. Os possíveis mecanismos que levam a este prejuízo cognitivo estão relacionados à capacidade dos agentes quimioterápicos em atravessar a barreira hematoencefálica, danos ao DNA, reparo neural e alteração nos níveis de neurotransmissores, citosinas, estrógeno e testosterona.
Entre as funções cognitivas mais suscetíveis estão a executiva e a memória funcional - processos mentais que controlam e regulam ações direcionadas a capacidade de armazenar, traduzir e aplicar informações temporariamente. Por efeito, pacientes com CA de mama queixam-se de déficit de atenção, dificuldade de retornar ao trabalho e de cumprimento dos papéis sociais, angustia e perdas da autoconfiança e da qualidade de vida.
Comprovadamente, a realização regular e sistemática de exercícios físicos, preferencialmente os aeróbicos, promove redução no declínio cognitivo relacionado à idade em idosos. Novos estudos estão agora ampliando estes achados para o CA de mama."
Entre em nosso texto O exercício na melhora da atenção de mulheres com câncer de mama da coluna Paciente em Forma no portal Oncoguia e saiba quais são estes estudos e os impactos de seus resultados na qualidade de vida das pacientes com câncer de mama.
Também estamos no Facebook (/oncofitness) e no Instagram (@oncofitness).
Boa leitura e até a próxima...
Rodrigo Ferraz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Como vão?
ResponderExcluirSou graduado em educação física e me dedico à área oncológica.
Gostaria de agradecer pela disponibilização de tantos materiais e com tantas referências. E parabenizar pela iniciativa.
Att. Jorge Bruno