30 novembro, 2015

Nutrição aplicada ao exercício no paciente com câncer.


Embora o Brasil conte com alguns poucos cursos de especialização em Nutrição voltados à área de Oncologia, nota-se que a área de Nutrição Clínica, de maneira geral, conversa pouco ou nada com a área de nutrição aplicada ao Exercício. Isso ocorre por que ainda temos a visão de que exercício físico é praticado majoritariamente por pessoas jovens e saudáveis, que visam fins competitivos ou estéticos antes de tudo.

Nos últimos anos, o papel terapêutico do exercício físico praticado com regularidade e bem orientado tem ganhado muita força. Dados epidemiológicos incontestes mostram que a prática regular de atividade física tem grande efeito no auxílio ao combate e tratamento de obesidade, diabetes, síndrome metabólica e, mais recentemente, no câncer.

Sendo assim, os profissionais de saúde tem que estar preparados para orientar a alimentação de pacientes em tratamento, aptos a praticar exercício físico com segurança, para isso devendo agregar ao seu conhecimento acadêmico os conceitos contemplados pela fisiologia e bioquímica do exercício, integrados à área da Oncologia. 


Assim, para os pacientem em tratamento anticâncer ou mesmo sobreviventes, que praticam exercício físico, a Nutrição tem muito a oferecer. Para cuidar adequadamente dos aspectos nutricionais dessa população, é fundamental discutir cada caso à luz dessas duas áreas (oncologia e exercício físico) com fundamentação científica e evidências, combatendo a “pseudociência”, tão comum nesse campo.

Até breve...

Profa. Dra. Patrícia L. Campos-Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário