21 abril, 2017

Mulheres com CA de mama se beneficiam do exercício durante e após o tratamento


Acaba ser publicada importante revisão sistemática (meta-análise) que avalia a eficácia do exercício físico (EF) realizado por mulheres com câncer (CA) de mama durante ou após o tratamento em relação à fadiga e funcionalidade. Foram selecionados para esta análise 33 estudos, totalizado 3418 mulheres com CA de mama não metastático – submetidas a procedimentos cirúrgicos seguidos por radioterapia e/ou quimioterapia.

Cabeçalho do artigo citado
Os resultados apontam que os grupos que treinaram durante ou após o tratamento as melhoras na fadiga e na funcionalidade foram significativas quando comparados aos grupos controles (sedentários).  Sendo que, o grupo mais beneficiado foi o pós-tratamento. Segundo os autores, esta diferença de efeito do EF entre estes grupos se dá pela característica da terapêutica anticâncer que, na maioria das vezes, contribui para o aumento acentuado da fadiga e redução da funcionalidade do paciente. O EF nesta fase tem a função de manter estes desfechos nos níveis pré-tratamento e, uma vez encerrada a terapêutica, o EF é capaz de modifica-los. (ver gráficos abaixo)

Gráfico Box-pot com o tamanho do efeito e comparação dos grupos experimental (EF) e controle (sedentário) durante e após o tratamento no desfecho funcionalidade. (Juvet et al. 2017) Clique no gráfico para ampliá-lo.

Em outra análise realizada, não foram encontradas diferenças significativas que favoreçam determinado tipo de intervenção (modalidade) de EF (treinamento de força, aeróbico e combinado). Entretanto, os resultados indicam que a combinação de exercício aeróbico e treinamento de força parece ser a mais benéfica em pacientes com CA de mama, tanto durante quanto no pós-tratamento. Neste caso, há a necessidade de mais estudos.

Gráfico Box-pot com o tamanho do efeito e comparação dos grupos experimental (EF) e controle (sedentário) durante e após o tratamento no desfecho fadiga. (Juvet et al. 2017). Clique no gráfico para ampliá-lo.

Novas revisões científicas sobre este assunto são publicadas quase que diariamente, com números de estudos e pacientes avaliados cada vez maiores, potencializando ainda mais a extrapolação de seus resultados. Assim como o estudo apresentado, a conclusão deles é unanime: pacientes com CA de mama se beneficiam da realização do EF de forma regular e sistematizada durante e após o tratamento.

Também estamos no facebook (/oncofitness) e Instagram (@oncofitness)

Referência do artigo:
  • Juvet, L. K., et al. "The effect of exercise on fatigue and physical functioning in breast cancer patients during and after treatment and at 6 months follow-up: A meta-analysis." The Breast 33 (2017): 166-177.

Até a próxima...

Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário