17 abril, 2017

Efeitos anticâncer do exercício no CA de mama - Parte II


Mulheres com câncer (CA) de mama que se exercitam durante e após o tratamento, além da melhora de suas qualidades de vida, justificada pela redução dos sintomas e dos efeitos colaterais do câncer e de seu tratamento, apresentam taxas de recidivas menores e consequente aumento de sobrevida.  Recentes evidências científicas sugerem que este efeito anticâncer do exercício físico se dá por dois fatores sistêmicos: crônicos (adaptação ao longo prazo), e agudos (de ação imediata).

Durante a realização do exercício, ocorrem importantes alterações de curta duração em vários componentes circulantes em nosso organismo, que em grandeza ultrapassam de longe as adaptações observadas com o treinamento em longo prazo - leia a primeira parte deste texto para saber mais sobre os efeitos crônicos. Essas alterações agudas afetam a biologia e a viabilidade de células tumorais no CA de mama.

Saiba quais são os fatores agudos em nosso texto Efeitos anticâncer do exercício no CA de mama - Parte II na coluna Paciente em Forma do Portal Oncoguia.

Também estamos no Facebook (/oncofitness) e no Instagram (@oncofitness)

Boa leitura e até a próxima...

Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário