12 maio, 2017

O treinamento ideal para o paciente com câncer.



Vivemos em um mundo de tecnologias imediatas que nos oferecem respostas rápidas e simples para quase todas as nossas dúvidas, principalmente as de saúde. A internet, por exemplo, nos bombardeia com inúmeras fórmulas de sucesso, metodologias infalíveis, protocolos milagrosos e assim por diante. Infelizmente, na maioria destes casos, esta informação é divulgada por pessoas despreparadas, que acabam simplificando processos complexos com objetivo de ganhar mais seguidores ou dinheiro. Com o câncer, isto é pior. Pacientes emocionalmente fragilizados pelo diagnóstico e prognóstico da doença são mais facilmente atraídos por falsos milagres.

Na prescrição de exercícios, este panorama não é diferente. Rejeito muito a ideia de se estabelecer uma verdade absoluta capaz de solucionar todas as variáveis envolvidas na elaboração de um treinamento. Se as levarmos em consideração, jamais existirá um treino ou exercício ideal que induza respostas idênticas em todos os pacientes com câncer. Além disso, a ciência está em constante construção – basta pensar como era aplicação de exercícios físicos no paciente com câncer na década de 80: uma heresia. O que hoje é uma certeza, amanhã não é mais.

Mesmo contrariando os meus princípios, vou entregar o meu segredinho da receita do treinamento ideal, lá vai...

Saiba mais sobre esta receita em O treinamento ideal para o paciente com câncer que é o nosso texto de Maio da Coluna Paciente em Forma no Portal Oncoguia.

Também estamos no Facebook (Oncofitness) e no Instagram (@oncofitness)

Boa leitura e até a próxima...

Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário