07 dezembro, 2016

Exercício físico na caquexia do câncer


A caquexia (do grego kakós [mau] e hexis [condição]) do câncer (CA) é uma síndrome multifatorial caracterizada por uma perda contínua de massa muscular, com ou sem redução de massa gorda. Sequelas fisiológicas incluem anorexia, fadiga, anemia, edema e alterações do sabor, levando a diminuição da função física, aumento da toxicidade relacionada ao tratamento e mau prognóstico.  Sua prevalência varia de acordo com o tipo de CA, com as taxas mais altas para CA de pulmão e trato gastrointestinal superior, onde mais da metade dos pacientes são afetados. A variação no desenvolvimento da caquexia na CA depende também de características individuais, com polimorfismos genéticos influenciando marcas desta síndrome, como por exemplo, a inflamação. Lamentavelmente, a condição caquética ocorre na maioria dos pacientes com CA antes de sua morte - a caquexia sozinha é responsável por aproximadamente 25% de todas as mortes de pacientes oncológicos (ver imagem abaixo ilustrando a fisiopatologia e tratamentos específicos da caquexia do CA).

Fisiopatologia da caquexia do câncer (Bruggeman et al. 2016). Clique na imagem para ampliá-la.

O objetivo na gestão da caquexia do CA é abrandar o declínio da função física a partir de melhorias na composição corporal. É indicada, então, uma intervenção multimodal que tratará dos distúrbios metabólicos e funcionais do paciente. Neste sentido, são recomendadas as terapias nutricionais, farmacológicas e de exercício físico (EF).

Cabeçalho do artigo de base dos parágrafos acima.

O EF pode atenuar os efeitos da caquexia através da modulação do metabolismo muscular, da sensibilidade à insulina e dos níveis de inflamação. Já em 2012, o pesquisador brasileiro Cláudio Bataglini, através de dados obtidos em populações com CA (ver nossa publicação passada - Aumento de força muscular no câncer), postulou a possível influência do EF num cenário de caquexia do CA sobre a síntese proteica no músculo, através de uma regulação positiva de citocinas anti-inflamatórias e aceleração de eventos de mioplasticidade (síntese proteica), criando assim um equilíbrio entre catabolismo e anabolismo, dado que o CA e alguns de seus tratamentos estimulam a expressão de citocinas pró-inflamatórias - muitas são anorexígenas  e/ou proteolíticas. Segundo este modelo, com o balanço proteico estabilizado, o EF poderia ajudar os pacientes com ou em risco de caquexia do CA na manutenção de sua independência (ver gráfico do modelo postulado abaixo).

Possíveis mecanismos anti caquexia promovidos pelo exercício físico (Battaglini et al. 2012). Clique na imagem para ampliá-la.

Embora exista uma robusta base de evidências para intervenções nutricionais e de drogas no manejo da caquexia do CA, estudos de EF em CA avançado são poucos, impossibilitando maiores conclusões. Apesar da forte justificativa para o uso do EF, não há dados atuais para elucidar os efeitos específicos.

Cabeçalho do artigo citado acima.

Em recente revisão, realizada por uma equipe de brasileiros e ingleses, não foram encontradas provas suficientes para determinar a segurança e a eficácia do EF nesta população. Isso não significa que o EF não pode ser útil, apenas retrata que as pesquisas ainda não foram capazes de responder a esta pergunta. Futuros estudos precisam delimitar melhor a amostra segundo os critérios de diagnósticos internacionais para a classificação da caquexia do CA. Isto aumentaria a interpretação e generalização dos achados para o cenário da caquexia.

Cabeçalho do artigo citado acima.

Quer saber mais sobre a caquexia do câncer. Leia nossas publicações:

Síntese proteica na caquexia neoplásica. O que muda após uma refeição?

Suplementação de aminoácidos e caquexia do câncer.


Até a próxima...

Rodrigo Ferraz

Referências:
  • Bruggeman, Andrew R., et al. "Cancer cachexia: Beyond weight loss." Journal of Oncology Practice 12.11 (2016): 1163-1171.
  • Battaglini, Claudio L., Anthony C. Hackney, and Matthew L. Goodwin. "Cancer cachexia: muscle physiology and exercise training." Cancers 4.4 (2012): 1247-1251.
  • Grande, Antonio Jose, Valter Silva, and Matthew Maddocks. "Exercise for cancer cachexia in adults: Executive summary of a Cochrane Collaboration systematic review." Journal of cachexia, sarcopenia and muscle 6.3 (2015): 208-211.


Nenhum comentário:

Postar um comentário