02 novembro, 2016

Efeitos da musculação em pacientes com câncer de próstata


Os efeitos secundários causados pela terapia anticâncer (cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal) são recorrentes e podem persistir por anos após o tratamento - fadiga crônica e a redução da qualidade de vida (QV) são os mais frequentes. A perda da função física, causada principalmente pelas alterações da força muscular e da composição corporal (comuns em pacientes oncológicos), potencializa este quadro. Neste sentido, tendo em vista os efeitos comprovados na redução destas sequelas em populações com diferentes patologias crônicas, o treinamento de força (TF), também conhecido como musculação, surge como uma promissora ferramenta de intervenção no câncer (CA). Entender seus efeitos é fundamental para o êxito da prescrição do treinamento físico para esta população.

Em recém-publicada revisão de literatura, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte investigaram os efeitos específicos da realização de um programa de TF em diversos tipos de CA (mama, próstata, cabeça e pescoço, pulmão, gastrointestinal e de células germinativas). Destaco nesta postagem o CA de próstata.

Cabeçalho do artigo citado.

Para o CA de próstata, 11 estudos preencheram os critérios de inclusão. Os resultados foram obtidos a partir de treinamentos que duraram, em média, 4 meses, com frequência de sessões de 2-3 por semana e intensidade de cargas variada. Foram incluídos voluntários com idade média de 67 anos e com diversos estadiamentos do CA de próstata - iniciais e avançados. (ver tabela abaixo com a descrição destes itens)

Tabela com a descrição de números de estudos, idade dos voluntários, tempo de intervenção, frequência, intensidade das cargas e estágio da doença para todos os tipos de câncer investigados (clique na imagem para ampliá-la).
Os resultados foram os seguintes:
  • Força - o TF foi capaz de induzir grandes aumentos de força em membros inferiores (29%) e nos superiores (25%), dados similares aos encontrados em mulheres com CA de mama que realizam um TF (ver estes dados em nossa publicação anterior).  Para os testes de 8-RM (repetições máximas) na extensão de joelhos e no supino, a melhora foi de, respectivamente, 26% e 22%. Não foram observadas alterações nos grupos controle (sedentário).
  • Composição corporal – tendência de aumento de massa magra e redução de gordura. As grandes alterações foram observadas regionalmente: hipertrofia do músculo quadríceps (coxa), com aumento de volume (6,4%). Também se constatou incrementos (12%) na área da coxa, enquanto que, no controle, houve diminuição (-8,5%). A hipertrofia seletiva de fibras do tipo II foi a principal responsável por estes resultados nos grupos que treinaram.
  • Avaliação Funcional – reduções significativas nos tempos de execução nos testes Timed up and go (-8,2%), caminhada de 6 minutos (-10%) e de 400 mts (-7,9%),  subir escadas (-8,5%) e aumento no número de repetições no Levantar e sentar (14%). Vistos em conjunto, estes resultados, indicam significativa melhora na funcionalidade dos pacientes. A capacidade aeróbica não se alterou.
  • Avaliação Psicossocial – assim como o CA de mama, os estudos utilizaram diferentes questionários para avaliar fadiga e QV. Independentemente de qual foi usado, o TF parece reduzir fadiga, enquanto que os controles tendem a piorar. A QV manteve-se inalterada quando foi utilizado um questionário com perguntas específicas para CA de próstata (FACT-P), mas melhorou utilizando um questionário geral (FACT-G). 
Conclui-se então que os benefícios da realização de um TF em pacientes com CA de prostáta são inúmeros, principalmente na melhora da força e funcionalidade, impactando positivamente nas sequelas mais comuns do tratamento (fadiga e QV).

Até a próxima...
Rodrigo Ferraz

Artigo citado:Hanson, Erik D., et al. "The Independent Effects of Strength Training in Cancer Survivors: a Systematic Review." Current oncology reports 18.5 (2016): 1-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário