25 outubro, 2017

Ação anticâncer do exercício – Parte II


Na primeira parte vimos que o exercício físico (EF) promove alterações locais e sistêmicas no organismo capazes de atuar no microambiente tumoral (MAT) e alterar características (Hallmarks) das células de câncer (CA) e, com isso, reduzir o risco no desenvolvimento do CA e melhorar seu prognóstico. (ver imagem abaixo)

Cabeçalho do artigo citado na primeira parte.
Ilustração com as alterações locais e sistêmicas provocadas pelo EF agudo e crônico e seus efeitos no tumor. (Koelwyn. et al. 2017). Clique na imagem para ampliá-la.

Cito agora algumas características:

Angiogênese: tumores sólidos têm vasos sanguíneos "anormais", levando a baixa tensão de oxigênio (hipóxia) no MAT. Esta condição ativa uma proteína reguladora de mecanismos ligados a sobrevivência celular (HIF-1) que estimula a angiogênese - processo responsável pela formação de mais vasos sanguíneos incomuns. Graças a este ciclo negativo, intensifica-se a hipóxia e cria-se um fenótipo tumoral mais agressivo (células de CA mais difíceis de responder ao tratamento). O EF aumenta a maturidade vascular em tumores sólidos - amplia a biodisponibilidade do óxido nítrico, um mediador crítico da angiogênese.  Além disso, o EF influencia o MAT através da redistribuição do débito cardíaco - em modelo animal de CA, a perfusão de sangue no MAT aumentou em 200% durante o EF em comparação as condições basais, resultando em uma redução de 50% na hipóxia no MAT.

Reprogramação metabólica: células de CA necessitam de muitos ATPs para suportar suas demandas bioenergéticas e biossintéticas de hiperproliferação. Em função disto, seu metabolismo torna-se mais glicolítico. Como resultado, aumentam os níveis de lactato no MAT, provocando alterações pró-tumorigênicas, incluindo imunossupressão e angiogênese. O EF diminui as concentrações de lactato no MAT como consequência da redução na disponibilidade de glicose, o que estimula as células de CA priorizarem processos metabólicos menos glicose dependentes, e que acabam gerando menos lactato (por exemplo, fosforilação oxidativa), soma-se a isto a melhor depuração do lactato em virtude da vascularização tumoral aumentada após exposição ao EF.

Função imune: células de CA conseguem escapar da imunidade do hospedeiro para sobreviverem e se propagarem. O EF altera a quantidade e a função das células que compõem o sistema imune na circulação e dentro de compartimentos de tecido, inclusive do tumor. Por exemplo, o EF aumenta a infiltração de células Natural Killer (NK) (parte do sistema imune inato e responsável pela proteção antitumoral) no MAT. A mobilização aguda de células NK via EF ocorre após esforços de media e alta intensidade (associados a aumentos das concentrações de catecolanimas). Em resposta, os miócitos liberam miocinas que mobilizam as células imunitárias, cujo papel fundamental é a proliferação, maturação e ativação das NKs. (ver imagem abaixo)

Ilustração das ações do EF nas células NK e óxido nítrico (ROS)e suas interações com o tumor (Hojman. et al. 2017). Clique na imagem para ampliá-la.

Reforçando o apresentado, pesquisadores europeus acabam de publicar na Cell artigo similar associando o EF a modificações no curso do CA em virtude de interações no MAT.

Cabeçalho do artigo citado acima.

Existem mais mecanismos capazes de alterar as Hallmarks - cabe a leitura dos artigos aqui citados. Realço a relevância e impacto das revistas que eles foram publicados (Nature e Cell). Isto significa que seus achados e conclusões são extremamente confiáveis e passíveis de extrapolação. 

Ilustração do impacto clínico do EF nas diversas fases do tratamento do câncer (Hojman. et al. 2017). Cilque na imagem para ampliá-la. 
Exercise is anticancer! 

Exercise is medicine!

Referências dos artigos:
  • Koelwyn, Graeme J., et al. "Exercise-dependent regulation of the tumour microenvironment." Nature reviews. Cancer 17.10 (2017): 545.
  • Hojman, Pernille, et al. "Molecular Mechanisms Linking Exercise to Cancer Prevention and Treatment." Cell Metabolism (2017).


Até a próxima...
Rodrigo Ferraz




Nenhum comentário:

Postar um comentário