02 fevereiro, 2016

A importância do exercício na redução da fadiga nos pacientes com câncer.


A fadiga é uma das queixas mais comuns entre os pacientes com câncer e normalmente intensifica-se durante a terapia adjuvante. Aproximadamente 40% dos pacientes com câncer de mama relatam fadiga moderada ou severa durante o tratamento, e até mesmo nos anos seguintes ao tratamento, 30% ainda podem sentir cansaço. De natureza multifatorial, a fadiga é identificada como o sintoma que mais afeta a qualidade de vida do paciente.


Muitos estudos já investigaram os efeitos da atividade física sobre a fadiga e há várias metanálises (técnica estatística desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando, em uma medida resumo, os resultados de tais estudos) que indicam que, durante e após o tratamento, a prática regular e sistematizada de exercícios físicos é eficaz na prevenção e redução da fadiga relacionada ao câncer.

Cabeçalho do artigo citado abaixo.

Em uma das mais recentes metanálises publicadas sobre o assunto (Vulpen et al. 2015), os autores investigaram os efeitos do exercício durante o tratamento adjuvante do câncer de mama nos aspectos físicos e psicossociais da fadiga. Após a aplicação de critérios metodológicos rigorosos de seleção, foram considerados para a análise cinco estudos, totalizando 784 pacientes. Nestes estudos as intervenções duraram entre 3 e 6 meses, com sessões variando de 2 até 5 vezes por semana. O treino de força (musculação) foi o mais utilizado na intervenção. (ver tabela abaixo com o resumo dos protocolos)

Tabela com os protocolos de treinamentos utilizados pelos estudos analisados (Vulpen et al. 2015). Clique na imagem para visualiza-la melhor.
Foram encontrados grandes efeitos do exercício na redução das fadigas geral e física. Sendo que os maiores efeitos ocorreram nos estudos em que as intervenções duraram até, pelo menos, o final do tratamento adjuvante e nos realizados em uma clínica/academia com acompanhamento. Outros efeitos positivos observados foram a melhora na motivação e o aumento da atividade física realizada. (ver gráficos de todos os resultados abaixo). Não foram encontrados efeitos positivos nas fadigas emocional e afetiva. Os autores concluem que o exercício físico é uma importante ferramenta na redução da fadiga geral e física e enfatizam a sua realização durante todo o tratamento adjuvante do câncer de mama.

Gráficos Forest Plot dos efeitos do exercício entre os grupos nos diversos componentes da fadiga analisados (Vulpen et al. 2015). Clique na imagem para visualiza-la melhor.
Inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Exercício, Nutrição e Câncer. Conteúdo exclusivo. Turma 2016. Vagas Limitadas! Saiba mais no link em nosso site.

O Oncofitness também está no Instagram @oncofitness e Facebook /oncofitness.

Até a próxima...
Rodrigo Ferraz

Para saber mais

van Vulpen, Jonna K., et al. "Effects of physical exercise during adjuvant breast cancer treatment on physical and psychosocial dimensions of cancer-related fatigue: a meta-analysis." Maturitas (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário