22 dezembro, 2015

Prescrição de exercícios aeróbios em pacientes com câncer durante o tratamento. Existe uma intensidade ideal?



“Uma das maiores dúvidas enfrentadas na prescrição de exercícios físicos para pacientes oncológicos é a sua intensidade. Ela representa o quanto de esforço é necessário para executar uma determinada tarefa, quanto mais esforço se faz para realizar o exercício, maior é a sua intensidade. Sabemos que o tratamento anticâncer (radio+quimioterapia) provoca alterações fisiológicas (diminuição da capacidade cardíaca, pulmonar e do sistema vascular, redução da concentração de hemoglobina e diminuição da capacidade oxidativa do músculo) que podem limitar consideravelmente a capacidade física do paciente. Na tentativa de retardar estes efeitos e melhorar a qualidade de vida, a Ciência é categórica em afirmar que, durante e após o tratamento, o paciente deve realizar exercícios. A questão é: qual é a intensidade adequada para promover benefícios sem esforçar demais o paciente?”...

Leia o texto completo em nossa coluna Paciente em Forma no portal Instituto Oncoguia. Entre em oncoguia.org.br/colunistas e clique em Rodrigo Ferraz para ler o texto “Qual deve ser a intensidade dos exercícios aeróbios no paciente com câncer?”

Inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Exercício, Nutrição e Câncer. Conteúdo exclusivo. Início em Março de 2016. Vagas Limitadas! Saiba mais no link em nosso site.

Até a próxima...
Rodrigo Ferraz


Também estamos no Instagram @oncofitness e Facebook /oncofitness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário