13 abril, 2015

Um paciente em tratamento deve praticar atividade física?



O tratamento do câncer consiste basicamente em cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. Sabe-se que esse esquema de tratamento tem por base a remoção do tecido tumoral e a destruição de células tumorais por diferentes agentes. Existe um alto grau de sucesso para vários tipos de tumores atualmente. Não obstante, há presença de efeitos colaterais importantes como redução da capacidade respiratória, anemia, fadiga extrema, perdas funcionais, piora da qualidade de vida, etc.

Até alguns anos atrás, um paciente em tratamento contra câncer era orientado a reduzir sua atividade física a fim de poupar sua energia para o tratamento. No entanto, muitos estudos mostram a eficácia de um programa de atividade física a esse quadro no tocante a melhora dos parâmetros listados acima. Um dos estudos clássicos data de 1997, de Mock e cols. (Oncology Nursing Forum). Ao final de seis semanas de exercícios (caminhada) realizados por mulheres em tratamento para câncer de mama, o grupo exercitado apresentou melhoras nas capacidades funcionais, na fadiga, na ansiedade e insônia quando comparado ao grupo sedentário. Em que pese o tamanho reduzido dessa amostra, este foi um trabalho pioneiro, por ser um dos primeiros ensaios clínicos randomizados e multicêntricos realizados nessa área.

Desde então, muitos estudos subsequentes vieram, com diversos prototolos de exercício, os quais serão discutidos futuramente. Mas podemos dizer que já existe um corpo de evidência bastante razoável apontando para os benefícios de se praticar atividade física logo após o diagnóstico, continuando por todo o tratamento e pós-tratamento da doença. Vale lembrar que fica a critério do médico oncologista avaliar o paciente e libera-lo para a prática de exercícios.

Há no exterior vários serviços que oferecem atividade física ao paciente com câncer, por exemplo, nos EUA, na Alemanha, Austrália, Espanha, entre outros. Aqui no Brasil, sobretudo em São Paulo, os hospitais de ponta já estão começando a estruturar suas instalações para oferecer mais essa ferramenta. Cabe aos profissionais da área de Educação Física prepararem-se para atender esse grupo com todo o cuidado que essa área demanda.

Profa. Dra. Patrícia L. Campos-Ferraz
Msc. Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário