07 junho, 2017

O exercício protege o coração do paciente com câncer.


Pacientes com câncer (CA) correm maior risco de morbidade e mortalidade relacionadas às doenças cardiovasculares - resultado de um estilo de vida sedentário (por exemplo, redução da atividade física) e da terapia farmacológica. Muitos agentes com ação anticâncer estão associados à toxicidade vascular, mediada principalmente pelos seus efeitos deletérios nas células endoteliais. O endotélio vascular atua na homeostase e na função da circulação sanguínea, modulando a atividade das células dos músculos lisos subjacentes. Desta forma, pacientes com disfunção vascular podem desenvolver danos cardíacos graves e outros efeitos secundários, tais como hipertensão, lesão miocárdica, hemorragia intersticial, isquemia do miocárdio e vasoespasmo coronário. (ver tabela abaixo com os principais componentes medicamentosos utilizados no tratamento antineoplásico e a suas comprovações cardiotóxicas)

Tabela com componentes medicamentosos antineoplásicos e sua cardiotoxicidade. Adaptado de Guertin. P. (2017). Clique na tabela para ampliá-la.
Infelizmente, ainda não existem medicamentos que agem na prevenção ou tratamento destes efeitos cardiotóxicos. Neste sentido, a realização regular e sistematizada de exercícios físicos apresenta-se como uma terapia alternativa e eficaz para aumento do VO2 máximo e melhora da função endotelial em pacientes com CA. Estudo recente demonstrou que o aumento em 3,5 ml/kg/min. no VO2 máx. de pacientes com CA de mama e próstata, promovido por um programa de treinamento físico, diminuiu em 12 e 17% a mortalidade de homens e mulheres, respectivamente. Adicionalmente, também foi encontrado que a melhora em 1% da FMD (flow-mediated dilation) – medida da capacidade de dilatação arterial - provocou redução de até 13% no risco cardiovascular.

Cabeçalho do artigo citado acima - Sua apresentação no 28th International Nursing Research Congress. Clique na imagem para ampliá-la.
Conclui-se então que, os exercícios físicos podem melhorar a função cardiovascular, amenizando os efeitos cardiotóxicos do tratamento anticâncer, com consequente redução da morbidade e mortalidade relacionadas a doenças cardiovasculares em sobreviventes de CA de mama e próstata.

Referências:
  • Beaudry, Rhys I. "Effect of Exercise Training on Vascular Function in Cancer Survivors: A Meta-Analysis." Sigma Theta Tau International's 28th International Nursing Research Congress. STTI, 2017.
  • Guertin, Pierre A. "Cancer Therapy-Induced Cardiotoxicity: Where are We Now?." Cardiology and Cardiovascular Medicine 1.2 (2017): 102-109.


Também estamos no Facebook (/oncofitness) e no Instagram (@oncofitness)

Até a próxima...
Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário