17 fevereiro, 2017

Exercício físico aumenta a sobrevida do paciente com câncer.


O estilo de vida é um dos principais fatores que influenciam o surgimento e a cura do câncer (CA), principalmente quando o assunto é atividade física. Vários estudos indicam que pacientes fisicamente ativos durante o tratamento possuem taxas de recidivas menores e, consequentemente, maiores sobrevidas.

Em um dos estudos mais comentados no ano passado, pesquisadores dinamarqueses acompanharam durante 12 anos os hábitos de 959 mulheres sobreviventes de CA de mama a partir de seu diagnóstico – dois terços delas com CA em estágios I e II, metade mastectomizadas e 42% com, ao menos, um linfonodo removido.

Cabeçalho do artigo citado.

O resultado mostrou que as pacientes que se exercitaram reduziram em 44% seus riscos de morte quando comparadas as sedentárias. Principalmente nas que realizaram exercícios de moderado a alta intensidade.  Entretanto, para aquelas que apenas se mantiveram fisicamente ativas realizando tarefas do cotidiano (limpeza, jardinagem, arrumação da casa etc.) não foram encontradas reduções significativas no risco. Para justificar estes achados, os autores explicam que as tarefas realizadas no cotidiano são menos intensas e mais intermitentes e que para ocorrer um efeito oncoprotetor, o estímulo físico tem que ser mais intenso e continuo.

Tabela com os valores da quantidade de atividade física realizada e número de mortes. Apenas o grupo exercício (exercise) na coluna de modelo ajustado na comparação entre alta e baixa intensidade  (Adjusted model, high versus low PA) obteve resultado significativo em altas intensidades (no caso, alta intensidade também englobou a moderada) - indicado pelo asterisco. (clique na imagem para ampliá-la)

Portanto, a realização sistematizada e regular de exercícios físicos – com controle do esforço e tempo adaptados a condição física do paciente - apresenta-se como uma ótima estratégia para aumentar a sobrevida do paciente com CA de mama.

Siga-nos no Facebook (/oncofitness) e Instagram  (@oncofitness).

Referencia do artigo citado:
  • Ammitzbøll, Gunn, et al. "Physical activity and survival in breast cancer." European Journal of Cancer 66 (2016): 67-74.


Até a próxima...
Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário